terça-feira, 24 de novembro de 2009

Deste reino nunca será desterrada a cruz

Cristo impera! E o seu império é o império da paz, do amor, da misericórdia e do perdão. Aqui na terra enluarada pela visão branca do cristo, não há vencedores nem vencidos. Somos todos irmãos, filhos da mesma Pátria, membros da mesma família.
[...] Cristo vence! E porque esta terra é sua, ela nunca será vencida pelo estrangeiro invasor, nem retalhada pela guerra civil.
Cristo reina! E deste reino nunca será desterrada a cruz da sua e de nossa bandeira. Já hoje seria preciso um cataclismo para fazer desmoronar a montanha escarpada que transformamos em trono perpétuo do Redentor. Seria preciso calcinar o granito do Corcovado dos nossos corações.
Seremos o doce império em que não há lugar para tiranias. Nem a tirania de capitalismos vorazes. Nem a tirania da demagogia sangrenta. Nem a tirania dos potentados. Nem a tirania do povo.
Christus vincit, Christo regnat, Christo imperat, et Brasiliam suam ab omni malo defendat! Cristo vence, Cristo reina, Cristo impera, e contra todos os males defenda o Seu Brasil!
DOM SEBASTIÃO LEME, Discurso de encerramento da cerimonia de entronização de Cristo Redentor no Corcovado, Rio de Janeiro, 21 de outubro de 1931.
*
A primeira missa no Brasil, pintura de Candido Portinari, 1948, colección particular, Rio de Janeiro.

Sem comentários: