quarta-feira, 18 de março de 2009

REFLEXÕES ESPIRITUAIS PARA UNIVERSITÁRIOS NA UFMG


Na Quaresma de 1962 o então jovem bispo Karol Wojtyla atravessou as portas da Universidade de Cracovia e ministrou durante uma semana -e não sem dificuldades- uma serie de meditações espirituais dirigidas aos jovens universitários. Abriu uma brecha numa instituição oficialmente comunista e atea. Em 1972 retornou já como arcebispo metropolitano e cardeal. Seis anos após Wojtyla mudaria seu nome por João Paulo II.

Na Quaresma de 1834 o estudante da Sorbonne Antoine Frédéric Ozanam, logo reconhecido acadêmico e santo, consegue de monsenhor Quelen, arcebispo de Paris, a fundação das famosas Conferências de Notre-Dame, onde a Igreja acercou-se do mundo universitário francês e lhe expus a beleza da fé que professa. Aquelas conferências eram freqüentadas pelo jovem estudante Louis Pasteur que reencontrará ali sua fé.

Inspirados nestas duas iniciativas históricas -e guardadas as devidas distancias- queremos nesta Quaresma de 2009, Ano Paulino, oferecer para os universitários católicos um momento para meditar, para refletir e se encontrar com Aquele que é o sentido mais profundo da existência.

Convidamos você às Reflexões Espirituais sobre Pecado e Conversão que Dom Eduardo Benes, arcebispo de Sorocaba e responsável pelo Setor Universidades da CNBB, ministrará para universitários de Belo Horizonte.

O evento acontece os dias 24, 25 e 26 de Março de 2009, de 12:00 às 13:30 horas no Auditório Professor Bicalho - sala 1003 - da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (FAFICH) da Universidade Federal de Minas Gerais, Campus Pampulha.

Os dois primeiros dias haverá as meditações e o dia 26 Dom Paulo Lopes de Faria, arcebispo emérito de Diamantina, celebrará a Santa Missa como encerramento do evento.

Depois de cada meditação haverá café e um singelo lanche para os participantes.

Entrada Franca.

Leia mais...

O Palestrante

Dom Eduardo Benes de Sales Rodrigues (Bias Fortes, 25 de junho de 1941) é arcebispo metropolitano de Sorocaba e responsável pelo Setor Universidades da CNBB.

Formado em Filosofía e Teología, especialista em Teología Dogmática.

Cursou o Seminário Menor Santo Antônio em Juiz de Fora. Fez os estudos filosóficos e o primeiro ano de teologia em Mariana, completando-a na Faculdade Nossa Senhora da Assunção, em São Paulo. Freqüentou o Instituto Superior de Pastoral Catequética no Rio de Janeiro e a Pontifícia Universidade Gregoriana em Roma.

Foi ordenado sacerdote no dia 13 de dezembro de 1964, na Catedral Santo Antônio de Juiz de Fora. Foi nomeado pelo Papa João Paulo II, no dia 11 de março de 1998, Bispo titular de Casae Medianae e Auxiliar de Porto Alegre. No dia 10 de janeiro de 2001, foi nomeado bispo da Diocese de Lorena, em São Paulo. No dia 4 de maio de 2005, foi nomeado pelo Papa Bento XVI, como Arcebispo de Sorocaba, em São Paulo.

Desempenhou-se como professor e diretor dos estudos filosóficos e teológicos no Seminário Santo Antônio, de 1971 a 1979. Professor de teologia dogmática do Seminário, de 1971 a 1995. Reitor do Seminário Arquidiocesano Santo Antônio, de 1985 a 1988. Professor do departamento de ciência da religião da Universidade Federal de Juiz de Fora, onde lecionou antropologia e filosofia da religião.

Seu lema espiscopal é "Mitis et Humilis Corde". Leia aqui alguns artigos de Dom Eduardo.

Leia mais...

O Celebrante

Dom Paulo Lopes de Faria (Igaratinga, 24 de fevereiro de 1931) é arcebispo emérito de Diamantina.

Ingressou no Seminário Provincial do Coração Eucarístico de Jesus, de Belo Horizonte, em Minas Gerais, e foi ordenado sacerdote em 8 de dezembro de 1957. Foi professor no seminário; trabalhou alguns meses na paróquia de Betânia, e foi o primeiro pároco de Nossa Senhora da Piedade, no bairro das Indústrias, onde permaneceu por 15 anos, tendo edificado a igreja material.

Foi recebido como bispo-auxiliar por Dom José Alves da Costa. Foi ordenado bispo-titular de Telepte e auxiliar da arquidiocese de Niterói em 27 de dezembro de 1980, tendo tomado posse em 1981.

Realizou visitas pastorais, permanecendo na arquidiocese de Niterói até 1983, sendo então designado bispo da diocese de Itabuna,na Bahia. Em 1997, foi nomeado arcebispo de Diamantina recebendo o emeritato em 2007.

É especialista em Liturgia. Seu lema episcopal é: "Paulo, Apóstolo de Jesus Cristo". Leia aqui alguns artigos de Dom Paulo.

Leia mais...

Quatro boas leituras para Quaresma

Recomendamos para este tempo de Quaresma, propício para a reflexão e o exame da própria vida quatro excelentes livros. Boa e proveitosa leitura.

JESUS DE NAZARÉ
Joseph Ratzinger
Ed. Planeta
São Paulo, 2007
330 páginas.

“Quis tentar -nos diz o autor- representar o Jesus dos Evangelhos como o Jesus real, como o ‘Jesus histórico’ no sentido autêntico. Estou convencido, e espero que também o leitor possa ver, que esta figura é mais lógica e historicamente considerada mais compreensível do que as reconstruções com as quais fomos confrontados nas últimas décadas. Penso que precisamente este Jesus – o dos Evangelhos – é uma figura racional e manifestamente histórica.

Só quando se deu algo de extraordinário, quando a figura e as palavras de Jesus radicalmente ultrapassaram a média de todas as esperanças e expectativas, é que se esclarece a sua crucificação e também a sua ação. Cerca de vinte anos depois da morte de Jesus, já encontramos no grande hino cristológico da Carta aos Filipenses (Fl 2,6-11) uma cristologia plenamente desenvolvida, na qual se proclama que Jesus era igual a Deus, mas que se desfez de si mesmo, se fez homem, se humilhou até a morte na cruz, e que agora Lhe é devida a veneração cósmica, a adoração que Deus anunciou no profeta Isaías (Is 42,23) como devia apenas a Ele.”


VIA SACRA NO COLISEU
Joseph Ratzinger
Ed. Paulinas
São Paulo, 2007
104 páginas.

Em 26 anos de Pontificado, no ano de 2005, a tradicional Via-Sacra no Coliseu de Roma não contou com a presença de João Paulo II. Contudo, da sua capela privada, através da televisão, o Papa seguiu, espiritualmente e com o sofrimento causado pela sua doença, a celebração presidida pelo então cardeal Joseph Ratzinger, agora Bento XVI.

As breves e expressivas meditações e orações do cardeal Joseph Ratzinger às 14 estações da Via-Sacra referem-se, de forma «acesa», ao mundo contemporâneo (política, fé, ética,…) e ao homem de hoje, «que já não crê em nada», mas também à situação e ao papel da Igreja no mundo.

Especialmente conmovedora e atualissima é a meditação da Nona Estação. As estações da Via-Sacra são ilustradas a cores com pinturas da Catedral de Pádua, Itália.


CARTAS DE UM DIABO A SEU APRENDIZ
Clive Staples Lewis
Ed. Martins Fontes
São Paulo, 2005
202 páginas.

Dedicada ao seu amigo, J. R. R. Tolkien, esta obra-prima da ironia divertiu e instruiu milhões de leitores com seu retrato zombeteiro e irônico da vida humana feito a partir do ponto de vista do diabo Fitafuso.

Ao mesmo tempo freneticamente cômica e supreendentemente original, a correspondência entre o experiente diabo e o seu sobrinho Vemebile mostra o lado mais sombrio e jocoso de C. S. Lewis.

Esta edução é baseada na edição do sexagesimo aniversário, que inclui pela primeira vez Fitafuso propõe um brinde, no qual o notório Fitafuso oferece um jantar aos jovens demônios na Faculdade de Treinamento de Tentadores.


A AGONIA DE CRISTO
Sir Thomas More
Ed. Paulus
Lisboa, 2006
144 páginas.

Porque agonia significa luta. A que travou Cristo no Getsemani e a que travou Tomás Moro na Torre de Londres.

A leitura e a aplicação bíblicas salvaram Tomás, convertendo-lhe a provação em martírio.

Páginas de um grande humanista, assim demonstrado – se tal ainda fosse necessário ao autor da Utopia – na consideração detalhada dos estados de alma, das circunstâncias e dos propósitos, próprios e alheios, expressos ou ocultos.

Leia mais...