terça-feira, 24 de novembro de 2009

Que esta imagem seja símbolo do vosso domínio sobre nós

O 12 de outubro de 1931, durante a inauguração do monumento do Cristo Redentor na montanha do Corcovado, o cardeal Dom Sebastião Leme da Silveira Cintra, arcebispo de Rio de Janeiro, realizou -de joelhos a solenidade de consagração do Brasil a Cristo Rei.

Estavam presentes, o presidente da República, Getúlio Vargas, quarenta e cincos bispos de todo o país, e alguns leigos.

A estátua foi identificada desde o início como expressão do mistério do Sagrado Coração, Redentor e Rei. A consagração, que é sínteses disto, foi composta pela madre Maria José de Jesus, priora do Convento de Santa Teresa, a pedido pontual do cardeal Leme. Eis o texto.

“Senhor Jesus, Redentor nosso, verdadeiro Deus e verdadeiro Homem, que sois para o mundo fonte de luz, de paz, de progresso e de felicidade, Salvador que nos remistes com o sacrifício de Vossa vida, eis a vossos pés representado o Brasil, a Terra de Santa Cruz, que se consagra solenemente a vosso Coração sacratíssimo e vos reconhece para sempre seu Rei e Senhor.

"Vós escolhestes no céu brasileiro a vossa cruz, de onde jamais poderá ser apagada. O Rei e Senhor Jesus reina sobre nossa Pátria. Queremos que o Brasil viva e prospere sob os vossos olhares. Queremos que o vosso povo seja sempre iluminado pela verdade de vosso Evangelho.

"Reina, ó Cristo Rei!
"Reina, ó Cristo Redentor!

"Ser brasileiro significa crer em Jesus Cristo, amar a Jesus Cristo, e esta sagrada imagem seja o símbolo do vosso domínio, de vosso amparo, da vossa predileção, da vossa bênção que paira sobre o Brasil e sobre todos os brasileiros.

Amém".

MADRE MARIA JOSÉ DE JESUS, Oração de Consagração do Brasil a Cristo, Rio de Janeiro, 1931. Tirada do jornal Staffetta Riograndense, de Caxias do Sul, 21 de outubro de 1931, página 1.
*
Cartão postal da inauguração do Christo Redemptor, autor anônimo, 1931, Río de Janeiro.

2 comentários:

historia disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anónimo disse...

Caro Diego,

Boa noite.

Primeiramente, parabéns pelo trabalho realizado.

Deparei-me com um vídeo da Cantora evangélica Ana Paula Valadão pregando a ruína da Igreja Católica e vi também que alguns já escreveram sobre isso. Senti falta de algo no blog do NUEC, uma vez que a dita cuja é mineira e está gritando nos nossos ouvidos uma afronta desse tamanho.

Eis o vídeo:
http://www.youtube.com/watch?v=okCRX8RQzdg

Desde já agradeço pela atenção.

Que Deus lhe abençoe!