quarta-feira, 18 de março de 2009

O Palestrante

Dom Eduardo Benes de Sales Rodrigues (Bias Fortes, 25 de junho de 1941) é arcebispo metropolitano de Sorocaba e responsável pelo Setor Universidades da CNBB.

Formado em Filosofía e Teología, especialista em Teología Dogmática.

Cursou o Seminário Menor Santo Antônio em Juiz de Fora. Fez os estudos filosóficos e o primeiro ano de teologia em Mariana, completando-a na Faculdade Nossa Senhora da Assunção, em São Paulo. Freqüentou o Instituto Superior de Pastoral Catequética no Rio de Janeiro e a Pontifícia Universidade Gregoriana em Roma.

Foi ordenado sacerdote no dia 13 de dezembro de 1964, na Catedral Santo Antônio de Juiz de Fora. Foi nomeado pelo Papa João Paulo II, no dia 11 de março de 1998, Bispo titular de Casae Medianae e Auxiliar de Porto Alegre. No dia 10 de janeiro de 2001, foi nomeado bispo da Diocese de Lorena, em São Paulo. No dia 4 de maio de 2005, foi nomeado pelo Papa Bento XVI, como Arcebispo de Sorocaba, em São Paulo.

Desempenhou-se como professor e diretor dos estudos filosóficos e teológicos no Seminário Santo Antônio, de 1971 a 1979. Professor de teologia dogmática do Seminário, de 1971 a 1995. Reitor do Seminário Arquidiocesano Santo Antônio, de 1985 a 1988. Professor do departamento de ciência da religião da Universidade Federal de Juiz de Fora, onde lecionou antropologia e filosofia da religião.

Seu lema espiscopal é "Mitis et Humilis Corde". Leia aqui alguns artigos de Dom Eduardo.

Sem comentários: