quarta-feira, 18 de março de 2009

REFLEXÕES ESPIRITUAIS PARA UNIVERSITÁRIOS NA UFMG


Na Quaresma de 1962 o então jovem bispo Karol Wojtyla atravessou as portas da Universidade de Cracovia e ministrou durante uma semana -e não sem dificuldades- uma serie de meditações espirituais dirigidas aos jovens universitários. Abriu uma brecha numa instituição oficialmente comunista e atea. Em 1972 retornou já como arcebispo metropolitano e cardeal. Seis anos após Wojtyla mudaria seu nome por João Paulo II.

Na Quaresma de 1834 o estudante da Sorbonne Antoine Frédéric Ozanam, logo reconhecido acadêmico e santo, consegue de monsenhor Quelen, arcebispo de Paris, a fundação das famosas Conferências de Notre-Dame, onde a Igreja acercou-se do mundo universitário francês e lhe expus a beleza da fé que professa. Aquelas conferências eram freqüentadas pelo jovem estudante Louis Pasteur que reencontrará ali sua fé.

Inspirados nestas duas iniciativas históricas -e guardadas as devidas distancias- queremos nesta Quaresma de 2009, Ano Paulino, oferecer para os universitários católicos um momento para meditar, para refletir e se encontrar com Aquele que é o sentido mais profundo da existência.

Convidamos você às Reflexões Espirituais sobre Pecado e Conversão que Dom Eduardo Benes, arcebispo de Sorocaba e responsável pelo Setor Universidades da CNBB, ministrará para universitários de Belo Horizonte.

O evento acontece os dias 24, 25 e 26 de Março de 2009, de 12:00 às 13:30 horas no Auditório Professor Bicalho - sala 1003 - da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (FAFICH) da Universidade Federal de Minas Gerais, Campus Pampulha.

Os dois primeiros dias haverá as meditações e o dia 26 Dom Paulo Lopes de Faria, arcebispo emérito de Diamantina, celebrará a Santa Missa como encerramento do evento.

Depois de cada meditação haverá café e um singelo lanche para os participantes.

Entrada Franca.

Sem comentários: